Nossa história

Sérgio Belfoto, tem 45 anos, mais de 30 na área da fotografia e é, actualmente, um dos fotógrafos portugueses mais premiado a nível mundial na categoria de fotografia de casamento.
O gosto por esta arte foi herdado pelos pais que abriram a loja Estúdios Belfoto há 43 anos, perto do Jardim da República, em Santarém.
Os Estúdios Belfoto passaram para as suas mãos e desde então o fotógrafo tem-se dedicado à fotografia de casamento. Os prémios atribuídos pelas diversas associações internacionais têm-lhe proporcionado uma maior visibilidade entre os clientes que o procuram cada vez mais como fotógrafo de eleição para o seu casamento.
Exemplo disso mesmo é a agenda para 2020 e 2021 estar quase fechada, estando já a aceitar marcações para 2022 e 2023.
A Inspiration Photographers Awards, uma associação que reúne trabalhos de centenas dos melhores e mais conceituados fotógrafos de casamentos de todo o mundo, foi quem mais prémios lhe atribuiu. Esta associação, sediada no Brasil, deu a pontuação máxima a quatro imagens e outras quatro receberam menções honrosas.
Sérgio foi ainda vencedor de um Best Collection Wedding, que pontua 20 imagens de um só casamento, onde obteve a pontuação máxima. Sérgio Belfoto ficou, assim, automaticamente, nomeado para o Golden Lens Awards (Lente de Ouro) 2019, nas categorias de Colecção do Ano Wedding Photo e Fotógrafo Revelação do Ano, desta associação, considerado o Oscar da fotografia a nível mundial.
A Associação WPE – International Photographers Awards, outra associação internacional que premeia fotógrafos a nível mundial, colocou Sérgio Belfoto no 77º lugar no ranking mundial, com seis imagens premiadas. Nesta associação de fotógrafos, Sérgio Belfoto é o primeiro português a integrar o ranking mundial de onde constam mais de três mil fotógrafos de casamentos de todo o mundo.
Na Bride Association, outra associação mundial, sediada no Brasil, viu também uma imagem sua ser premiada podendo assim integrar esta associação internacional.
Entre as fotografias premiadas estão as do dia dos casamentos e de sessões de pós-casamento, onde o fotógrafo pode dar asas à sua imaginação. “Gosto de captar momentos em que as pessoas não se apercebam que as estou a fotografar e, a partir daí, contar uma história. Claro que a técnica é muito importante, como a luz, o enquadramento, o ângulo, mas mais do que tudo o que me dá prazer é olhar para uma foto, captada no instante, e interpretá-la como um conjunto de histórias numa só imagem”